A real dimensão da leitura em voz alta

“Na era da distração, é preciso rever o entendimento sobre o que é a leitura em voz alta e o que ela pode fazer por nós. Não se trata apenas de um passatempo agradável e nostálgico que podemos ou não cultivar, sem maiores danos. A leitura em voz alta precisa ser encarada como o que realmente é: um ato surpreendentemente transformador — um ato, mesmo, de resistência.”

“Para bebês e crianças pequenas, com seus cérebros em franco desenvolvimento, simplesmente não há nada como a leitura em voz alta. (…) A experiência de ouvir uma narrativa enquanto se observam as ilustrações estimula as redes cerebrais da criança, favorecendo seu desenvolvimento cognitivo. Além disso, a experiência de estar em companhia de alguém durante a leitura partilhada desperta nos pequenos o sentido da empatia, incrementa seu desenvolvimento linguístico e lhes garante uma vantagem importante quando atingem a idade escolar. Os pequenos com um amplo repertório de histórias lidas em voz alta tornam-se crianças mais propensas a cultivar relacionamentos sólidos, têm maior capacidade de concentração, maior resiliência emocional e autodomínio. As evidências disso são tão abundantes, que os cientistas agora consideram a frequência da leitura em voz alta como um dos indicadores mais importantes para o futuro da criança.

Seria um erro, porém, imaginar que os benefícios da leitura em voz alta restringem-se à infância. A interação profundamente humana que se estabelece quando uma pessoa lê para outra é, de fato, humana — e isso significa que o prazer e os benefícios dessa prática estão à disposição de todos. Ler em voz alta para adolescentes ou adultos pode não despertar tanto interesse científico, mas é inquestionável que, para eles também, há benefícios — intelectuais, emocionais, literários e até espirituais. Para os adultos de meia-idade, com a atenção dividida em mil direções, dedicar um tempo à leitura em voz alta pode ser um bálsamo para a alma. Para pessoas mais idosas, a leitura em voz alta pode ser revigorante e consoladora, quase como um tônico, um remédio.

Temos tudo a ganhar e nenhum tempo a perder. Se a leitura em voz alta é boa para todos, para os mais jovens é crucial. (…) Ler em voz alta é uma forma de retomar um espaço ocupado pelas novas tecnologias. Enquanto as telas tendem a nos isolar, enviando-nos para uma realidade virtual, ler juntos nos aproxima. Sentar-se com um livro, em companhia de outrem, transporta-nos ao mundo da imaginação embalados pelo calor da proximidade física a um outro ser humano. A criança que contempla, calmamente, as gravuras de um livro ilustrado, está absorvendo padrões artísticos de um modo que realmente não é possível em um desenho animado. Se as mil possibilidades do touch screen nos atarantam e dispersam, uma história lida em voz alta prende-nos o espírito e nos conduz a uma atenção profunda e sustentada. A linguagem das histórias enriquece o arcabouço linguístico dos bebês e auxilia as crianças pequenas a se expressar com fluência. Em se tratando de crianças mais velhas, histórias lidas em voz alta permite-lhes conhecer narrativas que, de outro modo, estariam além do seu alcance. A experiência da leitura em voz alta mergulha a criança em torrentes de palavras, imagens e ritmos aos quais ela não teria acesso de outro modo. É uma experiência que alegra e cativa os corações de crianças, adolescentes e adultos. Ler em voz alta é, provavelmente, a intervenção mais eficaz e de mais baixo custo que podemos fazer pelo bem de nossas famílias e da nossa cultura como um todo.”

Perdendo as ilusões

“A hora da leitura em voz alta é sempre uma maravilha? Certamente que não. Ler em voz alta é, muitas vezes, um sacrifício — às vezes, um verdadeiro incômodo. Mesmo para os mais dedicados, nem sempre é fácil encontrar tempo ou paciência. Vezes houve em que me peguei quase maluca com as crianças, a fim de que se aquietassem para a leitura; outras vezes, o livro que escolhemos não agradou a ninguém. Às vezes, eu mal conseguia manter os olhos abertos, tamanho o cansaço no fim do dia. Li estando resfriada e com dor de garganta. Li (que idéia!) após uma cirurgia na gengiva e estourei um ponto (…).

A vida em família não é fácil. Às vezes, é um desafio conservar todos à tona — que dirá guiá-los até o bote da leitura em voz alta à hora de dormir. É, entretanto, um esforço que vale a pena, especialmente num tempo em que todos parecem remar no amplo e solitário mar de pixels. Jovens ou velhos, todos precisamos do que a leitura em voz alta tem a nos oferecer. Se eu fosse Glinda, a Bruxa Boa de O Mágico de Oz, agitaria minha varinha para que isso se tornasse realidade em todos os lares, em todo o mundo. Como sou apenas eu mesma e não tenho varinha mágica, espero que minhas palavras tenham o condão da persuasão.”

Excertos do livro The Enchanted Hour: The Miraculous Power of Reading Aloud in the Age of Distraction, de Meghan Cox Gurdon. (Harper Collins)

9 Comments

  1. Olá tudo bem ? Gostaria de saber se há um tempo mínimo para a leitura em voz alta ? Eu tenho 3 pequenos ,5a,3a e 1 a , faço leitura pra eles durante o dia mas em tempo não sei qual o necessário ? Poderia me ajudar ? Muito obrigada pela dedicação !!! Enriquecedor fiquem com Deus e que Ele os abençoe

    1. Olá! Vários manuais falam em pelo menos 10 minutos todos os dias. Você pode aproveitar um momento em que todos estejam juntos, ou pelo menos os dois mais velhos, e ler para eles ao mesmo tempo (a hora de alguma refeição, por exemplo). É sempre bom, entretanto, encontrar um momento para atenção individual com cada filho, algumas vezes na semana. 😉

  2. Que delícia de relato e que desafiador chamado.
    Há tempos não leio em voz alta. Tentarei ser seduzida pela sua mágica de persuasão, já que és tão dedicada, mesmo em pós operatório de cirurgia da gengiva. 😀

    Abraço, Marcela Martin.
    Deus a ilumine e a guarde sempre.

  3. Pra mim é ainda um desafio, tento mas meu menino de 2 a 7m puxa o livro e folhea as paginas sozinho… Aos poucos vou conseguindo lê uma história completa. Percebo uma maior facilidade pelas historias rimadas e cantadas… esses dias ele finalmente me deixou lê o livro ei ei varderlei todo\_/ Ja peguei umas dicas aqui que vou aplicar com os proximos livros e vou imprimir oa folhetos de poemas… Estou amando esse blog, muito obrigada.

  4. Que lindo seu blog, aqui cultivamos com seriedade o hábito da leitura, não temos dinheiro pra comprar roupas mas compramos livros, eles são parte importante do nosso dia , os encontramos por todos os lugares. Seu blog é lindo, enriquecedor, aprendi mais sobre a leitura obrigada.

  5. Encantada com sua página! Conteúdo rico, com referências bibliográficas, daquele tipo que nos faz confiar nas sugestões e orientações. Sempre gostei muito de leituras, desde criança (mesmo sem o hábito da leitura em casa). Espero despertar este gosto no meu filho também! Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se e receba novidades por e-mail